Tic-Tac: A Maternidade do Mal Dublado Online
Na boa, tem uns momentos que parece que alcançamos um limite difícil de ser suplantado: o que passou na cabeça do Star+ ao batizar Clock de Tic Tac: A Maternidade do Mal? Se o filme sozinho já enfrentará uma enxurrada de problematizações (muitas, apropriadas) por seu conteúdo, nem sei o que dizer o quanto horrível é esse subtítulo, e suas múltiplas caras de pau e desserviços. É pra tirar o estímulo de qualquer um em assistir uma produção de camadas complexas, mas todas necessárias para um debate saudável. Dito isso, há sim por baixo de uma superfície aparentemente doutrinadora, um olhar cheio de empatia por uma liberdade que parece cada vez mais restrita à teoria, e sendo cerceada por quem mais deveria defendê-la; essa é somente a parte inicial da discussão.
Escrito e dirigido pela estreante em longas Alexis Jacknow, impossível dizer que Tic Tac não é um filme de viés feminista. O debate sobre maternidade compulsória não poderia ser mais atual, e o filme acima de tudo está do lado do indivíduo – cada um deveria ter controle sobre suas ações, seus desejos e seu futuro. A pressão social e psicológica acerca da gravidez, de como uma mulher é considerada incompleta antes da maternidade, de como suas funções parecem só fazer sentido ao se tornar mãe, é algo que o filme encampa de cara enquanto vilanização. Ella, uma profissional bem sucedida em sua área, é compelida a encontrar uma motivação familiar que ela não sente necessidade de adquirir. Porém, a energia depositada por amigos e família pelo lado contrário é tanta, a ponto da personagem violentar suas convicções.
E a auto violação não é o único ato de violência que Ella sofre em Tic Tac: A Maternidade do Mal. Refém de um estigma que consome todas as mulheres, a protagonista entra em uma espiral de delírio após sofrer um procedimento considerado infalível, passando a não conseguir distinguir ficção e realidade. É nesse momento que o terror do filme sai do campo psicológico e entra no terreno do concreto, ainda que na sua totalidade o filme lide com o horror constante dessa pressão absurda sobre o corpo feminino, e suas decisões. Se um homem consegue encontrar desconforto e atos de contínua violência sendo perpetrados, faço ideia de como o olhar de uma mulher verá tais imagens e a pressão desmedida por uma condição que não deveria ser obrigatória ou imposta.
Tic-Tac: A Maternidade do Mal Dublado Online