Pinóquio por Guillermo Del Toro Dublado Online
Uma versão mais sombria do clássico conto de fadas infantil, onde um boneco de madeira se transforma em um menino vivo de verdade.
Guillermo Del Toro fala sobre sua vontade de realizar uma versão própria do conto de fadas Pinóquio há anos, talvez décadas - mas, se você não sabe disso antes de apertar o play no filme, que finalmente foi bancado e lançado pela Netflix, é fácil imaginar que o cineasta mexicano foi mão de obra contratada dos produtores. Como aconteceu com os longas de Tim Burton em certa altura de sua carreira, Pinóquio tem várias marcas visuais e narrativas de Del Toro, mas não encontra seu propósito em nenhum momento dos seus 117 minutos de duração.
Ideias não faltam: este Pinóquio transporta o clássico de Carlo Collodi para a Itália da Segunda Guerra Mundial, aproveitando para zombar do fascismo e apoiar o pouco de narrativa simbólica que consegue construir na oposição ao conformismo que é chave para este (e qualquer outro) regime totalitário. Pinóquio, como escrito por Del Toro e Patrick McHale (Hora de Aventura), ambiciona ser uma história sobre aceitação radical, sobre como vivemos modelando as relações com as pessoas em nossa vida a partir de outras relações que tivemos com outras pessoas, que já não estão mais aqui por um motivo ou outro. É um hábito feio, injusto… mas terrivelmente humano.
Acontece que Del Toro e seu colega de roteiro não conseguem cutucar fundo essa ferida, ou mesmo interligá-la com a ânsia por pertencimento e expurgação da diferença que impulsiona o fascismo - coisa que A Forma da Água fez brilhantemente através de sua história de amor, por exemplo. Ao invés disso, este Pinóquio politicamente subversivo se choca com um Pinóquio que versa sobre luto e sobre a solidão inerente do jovem, que vê a geração que o alicerça ao mundo desaparecer lentamente, e acaba por perceber como esmagador o peso de conduzir a história humana por sua própria conta.
Pinóquio por Guillermo Del Toro Dublado Online