O Silêncio da Chuva Nacional Online
O longa narra a saga do detetive Espinosa (Lázaro Ramos) e da policial Daia (Thalita Carauta) em solucionar o mistério que envolve a morte do executivo Ricardo (Guilherme Fontes), que é encontrado baleado sentado ao volante de seu carro, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. A primeira atitude da dupla é procurar pela viúva, Bia (Cláudia Abreu). Tudo se complica quando ocorre outro assassinato e pessoas envolvidas no caso começam a sumir.
Uma das constatações que mais rápido chegam ao público que confere a adaptação do romance de Luiz Alfredo Garcia Roza dirigida pelo veterano diretor Daniel Filho, O Silêncio da Chuva, é como se trata de um olhar mais empático ao feminino. Vindo de uma outra obra revisionista, a nova versão de Boca de Ouro de Nelson Rodrigues, Filho ancora sua produção longe do universo machista amplamente associado ao célebre dramaturgo. Em sua nova produção, toda a movimentação narrativa se desenrola a partir de ações afirmativas femininas, que tomam as rédeas do jogo cênico sem que isso transpareça falso ou gratuito; não se trata de uma obra pretensiosa, sua incursão prima por um olhar palpável.
Com roteiro assinado por Lusa Silvestre (de Estômago e O Roubo da Taça), a obra consegue concentrar seus esforços narrativos em um espaço temporal indefinido mas marcado pela tensão constante, muito bem-vindo para o desenvolvimento do thriller policial enquanto gênero. Além de desenvolver sua ação de eventos com a destreza possível para sua finalidade, a escrita também conta com uma moldura de desenho de personagens bem cuidada. Ainda que não seja irrestrito a todos os tipos, com ao menos dois tendo sua importância comprometida, o filme teria essa tradicional dificuldade ao concentrar toda a obra em pouco mais de hora e meia.
O Silêncio da Chuva Nacional Online