O Páramo Dublado Online
Numa cabana no meio do nada, isolada da sociedade, um garoto e sua mãe histérica percebem uma presença assustadora que os observa de longe, se aproximando cada vez mais a cada dia.
Guerras e conflitos sempre abrem espaço para pesadelos. No caso de O Páramo, terror espanhol da Netflix e que chegou ao catálogo nesta quinta-feira, a violência que toma de assalto o país europeu é o motor por trás do medo. Um garotinho (Asier Flores) vive em uma cabana isolada de tudo e de todos. Ao seu lado, apenas a mãe (Inma Cuesta), preocupada com a sobrevivência.
Do lado de fora, medo. Estacas e espantalhos marcam o fim da propriedade. Para além disso, a violência que assola a Espanha no século XIX. A mãe sabe o que tem para além daquelas fronteiras. O filho, enquanto isso, trata apenas como La Bestia. É uma entidade sobrenatural que, para ele, não tem forma, não tem sentindo. Mas, afinal, o que é mesmo a violência senão isso?
Apesar de falar principalmente sobre a memória de uma criança sobre os horrores de uma guerra, lembrando até mesmo o formato de O Labirinto do Fauno, O Páramo também chega em um momento que essa narrativa consegue ir além. Nós, brasileiros, podemos facilmente colocar a história a partir do ponto de vista da própria pandemia. Solidão, inimigo invisível e por aí vai.
Há boas ideias aqui, assim como uma cinematografia interessantíssima. O trabalho de Isaac Vila coloca personalidade na história, ajudando a intensificar esse sentimento de "terra perdida". Não há dúvidas de que a ambientação tem um papel central dentro desta produção original da Netflix e que, se não fosse a fotografia, poderia se perder com uma direção pouco criativa e ousada.
O Páramo Dublado Online