O Livro dos Prazeres Nacional Online
Lóri (Simone Spoladore), uma professora que vive a monotonia de uma rotina de trabalho e relacionamentos furtivos até que conhece Ulisses (Javier Drolas), um professor de filosofia argentino, egocêntrico e provocador. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão. Uma jornada de investigação íntima, de cara a cara com a angústia e a dor, numa trajetória só possível pelo encontro, troca e aprendizado entre os dois. Livre adaptação da obra “Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector
Até o primeiro diálogo aparecer no filme “O Livro dos Prazeres”, passam-se 10 minutos. É um paradoxo interessante, como se todas as palavras escritas por Clarice Lispector estivessem na cabeça da protagonista, ainda não acessíveis ao público. Esse silêncio inicial, segundo a diretora, Marcela Lordy, é praticamente autobiográfico.
“Ficar em silêncio sempre foi uma dificuldade minha”, diz. “Quando eu li o livro, tinha acabado de me separar de um relacionamento longo e me identifiquei com a protagonista”.
Trata-se de uma personagem inquieta, de fato. Professora primária, Lóri (Simone Spoladore) pula de um relacionamento para o outro sem criar qualquer conexão real com as pessoas que conhece, até que ela encontra Ulisses (Javier Drolas), por quem se apaixona, mas sem se entregar totalmente.
“Quem é essa mulher?”, Simone pergunta. “Ela é deprimida, é chata, é insegura? Tudo isso reduz muito. Acredito que ela seja uma buscadora da própria vida”.
Durante a conversa que teve com a CNN, a atriz disse que sempre interpretou mulheres que eram despedaçadas em frente à câmera e que se sentiu bem em fazer uma personagem, que, segundo ela, tem um processo reverso.
“No meu primeiro longa, interpretava uma filha que era morta pelo pai”, diz. “Viver uma personagem que se reintegra a si mesma é muito revigorante”.
Porém, foi uma preocupação da diretora trazer a protagonista para um lugar mais perto do público.
Sendo uma pessoa um tanto angustiada, e ainda em busca de uma própria identidade, Lóri não consegue demonstrar afeto por quem se relaciona, passando, em um primeiro momento, uma aura que beira a antipatia.
O Livro dos Prazeres Nacional Online