Nove Dias Legendado Online
Em uma casa distante da realidade que conhecemos, um homem recluso (Winston Duke) entrevista possíveis almas humanas, candidatas para renascer.
Normalmente nos filmes vemos sempre um personagem lidar com o pós-vida, ou seja, o que fazer quando ele ou ela bate as botas, como diria o ditado popular. Mas aqui em Nove Dias (Nine Days, 2021), o diretor brasileiro Edson Oda troca a posição de onde coloca seus personagens e como quer contar essa história. Em Nove Dias, a trama se passa no começo, bem no começo, antes desses personagens nasceram, no que vamos chamar aqui de pré-vida.
O filme nos apresenta para uma localização presa no espaço-tempo que dá a chances para as futuras almas compreenderem a oportunidade única que o nosso protagonista, o misterioso Will (Winston Duke, ótimo) dá para eles: a chance da vida em si.
A questão ainda é que esses personagens presos nesta casa, começam sua vida já com 9 dias extras, ou seja, eles surgem nesse lugar, já começam sua jornada ali mesmo, precisam se conhecer, escolher seus nomes ali naquele momento rápido durante a entrevista com esse ser todo poderoso.
Eles voltam para o limbo que vieram. 9 dias é apenas o que eles vão conhecer, como afirma a sinopse. Oda coloca diversas perguntas ao longo do filme, como se quisesse confrontar o espectador sobre os mesmos dilemas e questionamentos que Will coloca esses personagens para pensar. E essa é a forma como Nove Dias consegue ser impactante sem deixar de soar cansativo. E ainda tem belíssimas paisagens.
Eu penso em Nove Dias e penso em uma mistura da série The Good Place com a animação Soul só que virado ao contrário, e por mais que Nove Dias tenha seu charme único e totalmente próprio, ele acaba por cair nessa caixinha, ou nessa TV, como aquelas diversas que Will usa para observar a vida das pessoas e ver como aquelas almas se saem depois que são escolhidas por ele para viverem suas vidas como pessoas como eu e você.
Nove Dias Legendado Online