Mayday Legendado Online
Em Mayday, uma tempestade incomum se aproxima e está prestes a mudar tudo para Ana (Grace Van Patten). Depois que um curto-circuito em seu local de trabalho a transporta misteriosamente para um mundo alternativo, ela conhece uma tripulação formada por um exército de mulheres presas em uma guerra sem fim. Ao longo de uma costa estranha e acidentada, os homens enfrentam a verdade nua e crua que se esconde por trás das donzelas que parecem estar em perigo. Sob a liderança de Marsha (Mia Goth), Ana treina como atiradora e descobre uma nova liberdade nesta irmandade desinibida. Ela logo percebe que pode não ser a assassina implacável que eles esperam, e o tempo está se esgotando para ela encontrar um caminho para casa.
Charlie Kaufman, roteirista e diretor norte-americano, fez escola aos cineastas iniciantes. Quase uma bíblia a ser seguida no universo cinematográfico independente. Com sua metafísica psicológica, justificada pelas infinitas possibilidades da mente humana. “Mayday”, integrante da mostra competitiva do Festival de Rotterdã 2021, é um deles. Sua narrativa desenvolve-se pelo gênero do realismo fantástico, uma ficção científica, como um portal tridimensional, uma expansão realista de “Matrix”, que subverte a lógica do tempo-espaço. A ação-fantasia do longa-metragem é um pedido de socorro por seres “diferentes” e “extra-terrestres” à humanidade que aumenta mais seu mais vital elemento humano.
Realizado por Karen Cinorre, estreante na direção de longas-metragens, “Mayday” traz a figuração modernizada de “Alice no País das Maravilhas” com a forma das Amazonas, como se fosse uma Mulher-Maravilha, que precisa desligar o cérebro (um coma) para se reconectar com a verdadeira essência e propósito de sua própria vida. Quase uma versão holística mais séria de “Dirk Gently’s Holistic Detective Agency”, que prega que “tudo está conectado” e que não há como mudar. É como se a protagonista Ana (de nome anagrama), uma garçonete, descobrisse um mundo paralelo, à moda de “Stranger Things”. No lado “normal”, considerado realidade, ela sente estranhas interferências (que podem ser exemplificadas com outro seriado da Disney-Marvel “WandaVision”) em sua existência excluída e à margem. Vive no carro e recebe bullying no trabalho. Ana é uma “ninguém”, uma “amadora” (“Quem pensa que é?”). Ao viajar no tempo por um forno, encontra um refúgio de mulheres. A atmosfera etérea-noir ganha críveis alucinações e “visões do mundo”. Será uma mutante em um “limbo crepuscular” dentro de um submarino encalhado?
Mayday Legendado Online