Kimi - Alguém Está Escutando Dublado Online
Uma tecnóloga agorafóbica descobre evidências gravadas de um crime violento durante uma revisão de rotina e tenta reportar à sua empresa, mas é recebida com resistência e burocracia. Ela acaba percebendo que para fazer a coisa certa e descobrir o que aconteceu, terá que fazer o que mais teme — sair de casa.
Pouco tempo depois do início da pandemia, quando o mundo, apesar da sabotagem de alguns, era forçado a entrar em suspensão, lembro de ter lido um artigo sobre as condições de trabalho dos moderadores de conteúdo do Facebook, pessoas responsáveis por avaliar posts que haviam sido denunciados pelos usuários e cujo julgamento era complexo demais para os algoritmos de Zuckerberg. Como sempre, há momentos em que um humano precisa entrar em cena. Acontece que esse não é exatamente o tipo de trabalho que nós queremos que seja feito por pessoas. Como sabemos, as redes sociais são terreno fértil para o abominável. No artigo, havia a entrevista de uma brasileira, imigrante na Alemanha e funcionária da empresa terceirizada contratada pelo Facebook para a moderação do conteúdo. Geralmente, o trabalho é feito por imigrantes e refugiados: mão de obra barata e desesperada. No relato, a brasileira dizia que em sua longa rotina de trabalho estavam incluídos vídeos de execuções, mutilações e suicídio. E não havia qualquer tipo de suporte psicológico. Nada que se distancie muito do tipo de labor desumano que achávamos que seria extinguido por uma economia da informação.
Ainda nos primeiros minutos de Kimi: Alguém está escutando, novo filme de Steven Soderbergh (dos empolgantes Onze homens e um segredo e Magic Mike), me lembrei do artigo. Estreia da HBO Max, o filme me parece uma versão açucarada da realidade enfrentada por eles, mas falarei disso mais adiante. De cara, Soderbergh e David Koepp constroem um tipo de narrativa de mistério e crime que só consegue florescer em um filme de som. Por filme de som me refiro àquelas obras que valorizam a linguagem sonora além do usual. Bons exemplos não faltam, mas já que estamos no terreno do suspense e da paranoia, Blow Out (Brian de Palma, 1981) e A conversação (Francis Ford Coppola, 1974) são dois títulos que, além de excelentes, têm seus aromas bastante presentes em Kimi.
Kimi - Alguém Está Escutando Dublado Online