Intervenção, É Proibido Morrer Nacional Online
Larissa (Bianca Comparato) passou no concurso para PM do Rio em busca do ideal de "proteger o cidadão". Ela, Caio (Rainer Cadete) e Grazi (Juliane Araujo) são os "novinhos" da UPP da Lage, comandada pelo capitão Douglas, interpretado por Marcos Palmeira, oficial honesto desiludido com o próprio trabalho que só pensa em não colocar seus policiais em risco. Além do tenente Souza (Rafael Losso), um oficial sério de caráter duvidoso, Larissa vive em conflito também com sua irmã Flávia (Dandara Mariana), ativista de uma ONG de esquerda. Diante dos choques de realidade que enfrenta, Larissa toma uma atitude corajosa e perigosa que pode colocar em risco todo um sistema de segurança já ameaçado.
Produções policiais têm sido amplamente realizadas no Brasil há bastante tempo, mas desde o estrondoso sucesso de Tropa de Elite, houve um aumento considerável de obras com o tema. Sejam em séries, como Arcanjo Renegado, ou em filmes, como Operações Especiais e A Divisão, que também possui uma série homônima, o tipo de trama que aborda a realidade da polícia e do tráfico parece sempre lançar novos produtos anualmente. Obviamente, muitos não são merecedores de elogios, diferente de Intervenção – É Proibido Morrer, novo lançamento da Netflix.
Dirigido por Caio Cobra, o filme acompanha a história de Larissa (Bianca Comparato), uma jovem recém-ingressa na força policial, e Douglas (Marcos Palmeira), um experiente major da polícia militar, e sua rotina na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Laje. Ela, uma idealista, pretende aplicar a lei e cumprir com seu dever como agente de segurança pública; ele, um realista exausto, só quer evitar que mais de seus comandados sejam mortos, mesmo que isso exija não cumprir a lei.
Ao começar a assistir um longa desse gênero, sempre fico com receio que haja uma defesa irrestrita do lado policial, colocando-o como um grande herói salvador, algo que, felizmente, passa longe de Intervenção. A direção se mostra muito mais preocupada em expor como aquela realidade destrói pessoas, independente do lado do confronto que alguém esteja. Inclusive, a melhor maneira que a fita faz isso é através da fotografia.
Intervenção, É Proibido Morrer Nacional Online