Era Uma Vez Um Gênio Legendado Online
Viajando para Istambul a Dra. Alithea Binnie descobre um Djin que lhe oferece três desejos em troca de sua liberdade. Enquanto participava de uma conferência em Istambul, a Dra. Alithea Binnie (Tilda Swinton) encontra um djinn (Idris Elba), o que no ocidente, é comumente denominado como Gênio. A criatura lhe oferece três desejos em troca de sua liberdade, e isso apresenta dois problemas: primeiro, ela duvida que ele seja real, e segundo, por ser uma estudiosa de histórias e mitologia, ela conhece todas as histórias de advertência sobre desejos que deram errado. O djinn defende seu caso contando histórias fantásticas de seu passado e, eventualmente, ela é seduzida e faz um desejo que surpreende os dois, o que leva a consequências que nenhum dos dois esperava.
Artistas estão tentando descrever o amor há milênios. De fato, é possível argumentar que este tem sido o singular propósito da arte humana desde os primórdios de seu desenvolvimento: sempre que contamos histórias, essas histórias são sobre amor - mesmo, ou talvez até principalmente, quando não parecem ser. A Ilíada é a narrativa de uma guerra provocada por amor, e o guerreiro Aquiles só vai à batalha para vingar a morte de Pátroclo. Na Bíblia, o amor de Deus pelo homem se torna a peça central da narrativa quando encarnada no corpo de Jesus. Romeu & Julieta. Moulin Rouge!. Matrix. Ozark. O MCU (“Eu te amo 3000”). É tudo sobre amor.
E, se é tudo sobre amor, se o amor é a matéria da nossa arte, confesso que não consigo me lembrar de uma obra de arte mais completa do que Era Uma Vez um Gênio. Certamente não em 2022. O filme de George Miller é uma anomalia, uma contradição em si mesmo: gigantesco no escopo das histórias que quer contar, recorre ao digital e ao artificial em seus pulos de fantasia, mas é também essencialmente um drama íntimo em dueto, confinando a sua narrativa principal a alguns poucos cenários e raramente dando falas a personagens que não são os dois protagonistas.
Era Uma Vez Um Gênio Legendado Online