Desterro Dublado Online
Uma casa está em chamas. Todas as casas. Uma viagem resulta em várias viagens e essa é sem regresso. Muitas mulheres falam. Contam suas histórias. A perda, a morte e a luta por ser, ao lado dos outros.
Primeiro longa de ficção da diretora Maria Clara Escobar (do premiado documentário “Os Dias com Ele”, de 2013), “Desterro” é um filme difícil de descrever. Também difícil de criticar. Sinto que, se a obra fosse uma sucessão de situações independentes, seria talvez mais fácil falar sobre ela, e quem sabe o resultado poderia ter sido mais interessante. Isso porque é justamente nestas histórias autônomas que intercorrem o enredo principal que o longa-metragem alcança seus pontos altos.
O filme, uma coprodução entre Brasil, Argentina e Portugal, segue um casal de classe média, Laura (Carla Kinzo) e Israel (Otto Jr.), cujo casamento parece não estar nos melhores dias. De repente, um acontecimento surpreendente muda o rumo da história, e acompanhamos, separadamente, as questões que cercam tanto um quanto o outro elo deste relacionamento. “Desterro” teve sua estreia internacional no prestigiado Festival de Roterdã, na Holanda, e depois foi exibido no Festival do Rio, entre outros.
Se o próprio filme não deixa muito clara qual sua proposta (para que direção a obra vai em sua totalidade?), o título já nos ajuda. Me lembro de um professor da faculdade dizendo que títulos não são resumos, mas orientações de leitura. A definição cabe perfeitamente aqui. A palavra “desterro” é muito estranha ao nosso vocabulário comum, mas basta nos lembrarmos que um de seus sinônimos é “exílio”. Por consequência, “desterro” também pode ser “solidão”, “isolamento”. Aqui já temos um caminho possível: “Desterro” é sobre pessoas que não se encontram em lugar algum; que não cabem onde estão; e que, mais profundamente ainda, não têm a mínima perspectiva de acharem algum canto para si.
Daí a fragmentação da história, a apatia das interpretações e a falta de cor que vemos na tela. Laura e Israel levam suas vidas de forma mecânica, fazendo as mesmas coisas todos os dias, discutindo os mesmos assuntos banais. O filme deixa claro que, nem mesmo em um momento traumático, a existência contemporânea se vê livre da automatização e da burocracia das relações, dando enfoque na relação do feminino com as contingências do mundo e as formas que mulheres encontram de viverem fagulhas de felicidade em meio às agressões cotidianas.
Desterro Dublado Online