Até o Fim! Dublado Online
Desesperado para encontrar sua filha desaparecida, o ex-soldado Jake Hunter rastreia o último paradeiro conhecido dela em uma pequena cidade no deserto. Mas ao descobrir a verdade sobre o sumiço dela, ele parte em busca de vingança.
A imensidão do oceano, um barco e Robert Redford. Com apenas estes três elementos é que o diretor J.C. Chandor (do elogiado Margin Call – O Dia Antes do Fim) constrói a narrativa de Até o Fim, mais um dos muitos filmes de naufrágios já concebidos pelo cinema, e que já rendeu poucas e boas em produções como Naufrago e Mar em Fúria.
Mas ao contrário dos filmes de Robert Zemeckis e Wolfgang Peternsen citados acima, Até o Fim carrega um quê de ambição ainda maior, uma vez que ao isolar seu protagonista de todo e qualquer contato com seres humanos ou não humanos, encara-se a dificuldade em construir um seguimento sólido o suficiente para manter o interesse do espectador. Mesmo sabendo dos riscos, Chandor pouco economiza na duração (são cerca de 100 minutos de projeção), mas concebe poucos (ou quase nenhum) diálogos para seu único personagem.
O roteiro (escrito pelo próprio Chandor) é eficiente ao apresentar o personagem de Robert Redford como uma figura cujo passado jamais sabemos, e cujo nome jamais nos é revelado. Chandor busca não apenas traduzir os momentos de angústia e perigo do personagem, como também tenta fazer com que o próprio espectador compartilhe dos momentos de nervosismo. Com exceção de uma trilha sonora que surge para complementar nos momentos corretos, o filme é mergulhando num profundo silêncio, denunciando a extrema solidão do protagonista, que aos nossos olhos se tornam um ser humano comum em meio a uma situação inesperada, o que facilita a proximidade entre personagem e espectador.
Até o Fim! Dublado Online