Anne+ Dublado Online
Lista de afazeres de Anne: escrever um livro, arrumar as malas em Amsterdam e se mudar para Montreal para ficar com a namorada Saar, que deseja viver uma relação poliamorosa. Tudo parece ir de acordo com o planejado, ou quase isso, até que Anne conhece Lou, uma drag não binária que lhe apresenta um novo olhar sobre o amor, a vida e a sexualidade.
E quando o coming of age é daqueles atrasados, sobre a dor do processo de amadurecimento forçado pelo tempo, imprensado pela vida, quando não há mais chance de escolha, porque você perdeu os prazos e agora não vai ser mais pelo amor, mas pela dor? Anne+: O Filme chega hoje na Netflix e eu não sei necessariamente o que estava na série homônima de duas temporadas; o que eu vejo, aqui, é bem suficiente para avaliação da obra, que chega ao público com público-alvo certo, mas que não precisa tê-lo. Independente do caráter queer que é base fundamental da história de Anne, a universalidade está garantida no processo, dada essa inconclusão que tantos esbarram ao perceber que não dá mais pra esperar – é só a vida acontecendo, e te atropelando.
Dirigido por Valerie Bisscheroux, a produção holandesa engloba diversos gêneros (romance, comédia, drama, indo do mais leve ao mais introspectivo em minutos, e funcionando) para dar conta das dúvidas e inquietações de Anne, uma jovem que está mais para os 20 e muitos que poucos e tem um relacionamento estável e feliz com Sara. Ambas planejam uma mudança pro Canadá, e Sara vai na frente enquanto Anne fica vendendo tudo, se despedindo dos amigos e terminando seu livro. Aí… Anne descobre que não sabe se quer isso tudo. É um plot já utilizado com alguma frequência, porém o universo LGBTQIA+ é representado com tanta propriedade e cuidado, sua protagonista é tão exatamente crível e suas situações são tão reconhecíveis pela maioria de nós, que fica difícil não aderir ao olhar da diretora para essa realidade – a encruzilhada.
Anne+ Dublado Online