A Última Floresta Nacional Online
Em uma tribo Yanomani isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos.
Filmado diretamente em uma das comunidades yanomami, na qual o xamã Davi Kopenawa, responsável pelo livro “A Queda do Céu”, forte representante indígena diante de atrocidades políticas que insistem em desmembrar as leis que ainda protegem esse povo, também é um dos olhares deste longa-metragem documental. Assim, o roteiro, que foi escrito por Davi e Luiz, traça uma experiência única ao espectador, e a câmera é surpreendentemente voraz em capturar situações nas quais dificilmente uma pessoa permitia ser filmada sem sequer saber o que é cinema. Ali, então, Luiz apresentava a sétima arte aos yanomamis, mas aprendia muito mais sobre humanidade do que qualquer roteiro ficcional poderia lhe ensinar.
Desta forma, o espectador acompanha deslumbrado aquela comunidade viver. Do dia a dia de caça, do ensino às crianças aos hábitos dos mais velhos, da chuva que insiste em cair, mas que não atinge nenhum dos habitantes daquele espaço, tão bem construído, tão singelo diante da potência da natureza. Tudo é captado em tomadas belíssimas, fotografadas com esmero por Pedro J. Márquez. Ele consegue imprimir textura às cores naturais da dita última floresta, e a urgência surge repentinamente, quando os yanomamis fazem varreduras e de fato encontram garimpeiros muito além do que haviam ido até então. Entre o que eles fazem para viver e o que eles vivem com temor, o documentário encontra espaço, ainda, para incursões poéticas às histórias que eles contam.
A Última Floresta Nacional Online