A Gangue Dublado Online
Uma visão um pouco distópica de Los Angeles, seguimos três adolescentes descontentes, Jessie, Calvin e Nicky, todas vítimas de uma infância extrema, comandando uma revolta hedonista suprema enquanto tentam descobrir um caminho na vida.
Longe do grande centro cultural cinematográfico que são os Estados Unidos, nascia na Ucrânia um filme que desafiava as leis do cinema e não só pulava a caixinha como a incinerava: “A Gangue” (Plemya/The Tribe), longa-metragem de estreia de Myroslav Slaboshpytskiy. O filme acompanha um garoto (Grigoriy Fesenko), que, recém-chegado à uma escola, se depara com um mundo escondido em suas entranhas: há uma verdadeira rede ilícita com roubos e prostituição dos alunos, que possuem hierarquia e uma pequena ditadura, onde os líderes abusam dos mais fracos.
A grande jogada do filme é que ele é inteiramente executado por atores surdos, ou seja, não há uma palavra sequer dita durante toda a sua exibição. Quando não temos diálogos na Língua de Sinais Ucraniana, a regra vigente entre os personagens, o diretor recua a câmera para que não esbarremos com falas, deixando as mais de duas horas de filme quase que num silêncio absoluto. Há som, claro, tanto do mundo ao redor dos atores quantos seus arquejos humanos, mas não há recurso algum para se transmitir a mensagem além do visual.
A Gangue Dublado Online